sexta-feira, 29 de julho de 2016

PALAVRA POR PALAVRA | Ler ou contar?


LER OU CONTAR



O prezado leitor deve estranhar a minha insistência de falar sobre a importância de ler (ou será contar?) histórias para crianças. Tal insistência deve-se ao fato de que a formação leitora é fundamental para o progresso das aprendizagens futuras da vida escolar da criança. Antes de expor o significado de ler para formar leitores, é preciso esclarecer que: ler e contar não são a mesma coisa!


Apesar de parecidas, são diferentes!




Ler é limitar-se ao que está escrito, significa que está falando o que está lá no livro, não é invenção nem sai da memória.

A contação envolve o estudo da história para só depois contá-la e, se faz sem ou com o apoio do livro, utilizando a linguagem oral, a gesticulação, a mudança de voz e expressões diferentes com rosto, onde se retira ou acrescenta partes na história.


Então a minha insistência, caro leitor, também pode ser compreendida pelo fato de que quando se conta histórias - o professor ou os pais - estão contribuindo para aguçar a curiosidade das crianças, que em outros momentos poderão pegar livros ou mesmo recontar as histórias. Elas aprendem a diferença entre oralidade e escrita, no qual a entonação, a expressividade e gestos ficam subtendidos e improvisados e, o texto passa por mudanças.




Dicas para contribuir com a formação de leitores:

- Escolher cuidadosamente os livros;
- Fazer uma conversa introdutória: mostrar o livro, falar do autor, ilustrador e antecipar um pouco do tema da história;
- A leitura é uma das atividades que devem ser permanentes - as crianças adoram histórias que envolvem família, animais e história com repetições de frases e poesias que apresente rimas, ritmo e musicalidade.
- Organizar um cantinho da leitura com uma estante baixa, ou mesmo caixas, cestos e mesmo outro suporte com a frente transparente, o importante é que permita o fácil acesso das crianças aos livros.
- Baú de histórias: fantoches, fantasias, bonecos...
- Teatro de sombras – pode ser feito com uma caixa, com um dos seus lados abertos e no lado paralelo ao primeiro, se faz um relâmpago vazado, coberto com uma folha de papel vegetal ou tecido branco fino. São recortadas várias silhuetas de personagens e também de cenários como casas, castelos e etc. e com auxilio de uma lanterna ou mesmo a luz do sol por trás das imagens, o teatro de sombras projeta a sombra das figuras recortadas, como na imagem abaixo.





Fonte : FONSECA, Edi. Interações: com os olhos de ler. São Paulo, Blucher, 2012.

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Beijos, leitores!
Deniele


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