sexta-feira, 29 de julho de 2016

JOGA PRA MIM | Vai brincar lá foraaaaa...



VAI BRINCAR LÁ FORAAAAA...



...ou: como tirar suas crianças da frente do computador (tablet, smartphone, TV, celular, videogames).

Entreter crianças é uma arte muito dificil, e requer de muitos pais uma grande criatividade. Porém, quando os pais se dispõem, muita coisa boa pode ser feita. Mas, o grande problema é o comodismo de alguns pais, que diante do sossego alcançado com a criança "ocupada" em atividades eletrônicas, relaxam em berço esplêndido. 

E com aquela frase de que "enquanto ela estiver ali, está segura", podem estar cometendo vários e grandes erros.

1. Uma criança exposta unicamente aos estímulos virtuais, tem suas capacidades de imaginação diminuídas; 
2. A capacidade de interação social é enormemente prejudicada; 
3. A exposição à valores negativos, imagens, vídeos e outros conteúdos não adequados, coloca em risco todo o trabalho educacional que a família vem realizando; 
4. Aparecimento de doenças relacionadas à falta de atividade física, bem como atrapalhar a fase de crescimento e desenvolvimento onde talvez a maturação cerebral seja estimulada por tantas imagens coloridas em pixels que formam confusões e também problemas de memória e de concentração; 
5. Vulnerabilidade e risco de assedio por parte de pessoas mal intencionadas 
6. Perda gradual da identidade e imagem pessoal, dado às grandes possibilidades de se criar perfis diversos para impressionar ou agradar novos grupos sociais nos quais elas vão sendo agregadas. 

Portanto, diante desses e outros fatos que podem vir a prejudicar a saúde física e mental das nossas crianças, coloco à disposição algumas ideias que podem ajudar aos papais e mamães a terem um pouco mais de animação, movimento, lazer e saúde junto aos nossos pequenos prodígios. 

1 – Encher recipientes com pistola d´água



Faça uma competição pra ver quem consegue encher algum recipiente usando a pistolinha d´água. No final vocês podem fazer um duelo de quem é mais rápido no jato d´água. Você pode fazer água com corante para diferenciar as equipes. Ahhh, mas o quê? Você não tem pistola d´água? Não tem problema! É só pegar uma garrafa PET, fazer um buraquinho na tampa e você já tem sua PISTOLA MEGA HIPER ULTRA GIGA ESPETACULAR ESPACIAL. O que não pode faltar é disposição pra brincar!

2 – Fazer ou Soltar Pipas 



Bem, como eu, muitos pais podem não ter aprendido essa arte espetacular e milenar, então, é só comprar uma, existem de vários modelos no mercado e os preços são bem acessíveis. Eu prefiro a da borboleta para minhas princesas.

3 – Pintar camisetas personalizadas 


Soltem o Michelangelo e mãos à obras. 

4 – Pular Elástico 

A Brincadeira é perfeita porque envolve desafios a cada rodada e pode ser feita em qualquer lugar: playground, rua, praça etc. Manda ver na diversão.

5 – Vá à Praça, praia, campo, parque, sai pra tomar um AR. 


Existem várias opções de espaços abertos e amplos na nossa cidade. Parque Municipal de Maceió com excelente ambiente natural preservado e trilhas excelentes, Rua Fechada na Ponta Verde aos Domingos, Praça Centenário no Farol também com atividades aos domingo pela manhã, Praça da faculdade entre outras. 


Uma última dica, talvez a mais importante: seja lá qual for a sua escolha de diversão com seus pequenos, jamais, jamais opte por brinquedos elétricos do tipo velocípedes e carrinhos de bateria. Nunca, nunca, nunca serão. rsrsrs!

Bem pessoal, um abraço, espero ter colaborado de forma positiva com todos.

Deixem comentários aqui no Portal ou em nossas redes sociais. 

Facebook: Portal Pêtipôlá
Instagram: @pe.ti.po.la 

Todas as fotos utilizadas encontram-se na pasta Joga pra mim, no nosso perfil, no Pinterest:


Abraços. Marcelo Silveira.




Nenhum comentário:

Postar um comentário