segunda-feira, 11 de julho de 2016

FADA DO DENTE | Qual a idade certa para meu filho usar aparelho?


Qual a idade certa para meu filho usar aparelho?


Olá queridos!!! 

Aposto que muitas mamães já se perguntaram isso, né? Então vamos lá: Sinto dizer que não existe uma resposta única para essa pergunta, ou melhor, a resposta é diferente para cada um. E por um simples motivo: Cada criança, uma sentença; Cada caso, um caso.

Bom, mas não custa facilitar um pouco o entendimento sobre isso. No post de hoje, vou tentar deixar um pouco mais clara essa questão, pois sei que tem muitas mamães que ficam cheias de dúvidas com relação aos tais aparelhos, e que muitas vezes o filho até pede pra usar, não é mesmo?? Pois é, virou “moda” entre eles, mas cabe salientar que é uma questão de muita responsabilidade que não envolve apenas estética e precisa ser avaliada caso a caso.



A Associação americana de ortodontia recomenda que toda criança faça avaliação ortodôntica a partir dos 7 anos de idade. Por isso a importância das visitas frequentes ao dentista. Assim um problema pode ser identificado precocemente. E se houver a intervenção na hora certa, as chances de sucesso no tratamento ortodôntico são enormes. Isso abrange menos tempo de tratamento e grandes chances de se evitar cirurgias posteriormente.

“-Mas nessa idade meu filho ainda tem dentes de leite, não é muito cedo pra usar aparelho?” NÃO, não é cedo!! Pois é a partir desta fase que o odontólogo avalia a necessidade de intervenção da chamada ortopedia funcional. Ou seja, podem ser identificados problemas ósseos na criança que deformam a face e a arcada dentária. E muitos desses problemas podem causar situações desconfortáveis para eles, principalmente na escola, onde os coleguinhas tendem a expor o problema do outro com apelidos, gozações e etc. E isso pode causar danos no rendimento escolar, no comportamento e na autoestima deles.



Esses problemas ósseos apresentados nessa fase são causados por alguns hábitos deletérios, como chupar dedo ou chupeta; Também por problemas respiratórios que chegam a causar deformidade nos ossos; ou por hereditariedade. A intervenção precoce desse tratamento ortodôntico deve ocorrer antes que ocorra o desenvolvimento e calcificação dos ossos da face, que acontece por volta dos 13 anos.



São usados vários tipos de aparelhos para a correção desses problemas, chamados de preventivos e interceptativos. E cada um tem sua particularidade de objetivos, adaptação do paciente e mecânica utilizada. Um exemplo bastante comum que chegam aos consultórios é quando os dentes estão “grandes demais” para boca da criança, e chegam a ficar “por cima” de outros dentes, pois não conseguem o espaço necessário, causando diversos problemas. É aí que entra a questão óssea, em que o aparelho utilizado irá expandir esse osso que sustenta os dentes e estes se acomodarão melhor na arcada, reestabelecendo rapidamente a correta posição de cada um, deixando assim uma aparência mais equilibrada da face.




O mais importante a se entender nesses casos é que o tratamento desse tipo só terá sucesso, principalmente, com a colaboração do paciente. Isso mesmo: colaboração da criança. Ninguém disse que seria fácil, né?? O papel dos pais fica no incentivo e estimulação. Como, por exemplo, usando imagens de crianças com o mesmo problema e de como ficou após o tratamento feito corretamente. Expor também as consequências futuras do mau uso do aparelho e na persistência de tomar todos os cuidados junto ao filho, incluindo a correta higienização. Normalmente a resolução desses problemas é rápida e em pouco tempo poderá obter uma mudança muito positiva na função e estética que envolve a arcada dentária e os rostinhos sapecas das nossas crianças. E isso é muito gratificante de se acompanhar, pois eles ficam muito felizes com a evolução e sucesso do tratamento!!



Espero ter ajudado! Me contem também suas experiências, dificuldades e dúvidas. Estou a disposição! 

Deixem comentários aqui no Portal ou em nossas redes sociais. 

Facebook: Portal Pêtipôlá
Instagram: @pe.ti.po.la 

Todas as fotos utilizadas encontram-se na pasta Fada do dente, no nosso perfil, no Pinterest:


Beijos cheirosos,
Dra. Thaysa Karla


Nenhum comentário:

Postar um comentário