quarta-feira, 13 de julho de 2016

JOGA PRA MIM | Exercício nas férias


Exercício nas férias



Olá galerinha... tudo tranquilo com vocês? Espero que sim.

Hoje vou trazer sugestões de atividades para que vocês possam desenvolver com seus pequenos em casa. É isso mesmo: em casa! Muitos pais reclamam que não tem tempo de cuidar da saúde, então, nada mais prazeroso do que brincar com os filhos e cuidar da saúde com a prática de atividade física.

Então vamos lá: prepara que vamos começar.

1. Equilíbrio


Não vou pedir para vocês ficarem como equilibrista de circo, rsrs... 
Vamos fazer o simples, para estimular os pequenos. Usando a imaginação e as linhas do rejunte do piso (ou fita crepe, como na imagem), podemos criar uma "ponte" que é o único caminho para passar para o outro lado. Essa simples brincadeira vai ajudar às crianças a terem equilíbrio quando forem praticar esportes - como, por exemplo, andar de skate, surfe e ginástica artística. 

Dica: Se quiser deixar um pouco mais difícil, uma sugestão é mudar o desenho da fita no chão. Colocar alguns obstáculos também é interessante, como, por exemplo, subir nas pernas dos pais, tentar imitar um gorila pendurado nos galhos etc.

2. Pé de lata



Uma variação da nossa primeira brincadeira e que a criançada adora é colocar latas sob os pés. Basta pegar duas latas de leite, fazer dois furos e passar barbante sobre os furos, com isso seu filho terá que caminhar sobre as latas, segurando o barbante. Mas atenção: se a criança for muito pequena, os pais precisam acompanhar ficando ao lado dos babies, ok? É legal que a criança use tênis para brincar, para que o formato da lata não incomode os pés. 

Dica: clique aqui para aprender a fazer o pé de monstro da foto!

3. Surfe no lençol


Bem, esse exercício tá mais para os papais e mamães, né? Tem que suar a camisa também!
Pegue aquele lençol que não usa mais e chame seu filho pra surfar... é isso mesmo: surfar. Você deixa ele deitado no lençol e sai puxando. Ele vai adorar e você vai suar junto com ele. 
Mas atenção, o piso da sua casa precisa facilitar o deslize do lençol. Não dá para fazer essa brincadeira em pisos ásperos.


Dica: Para crianças maiores, dá para ficar sentado no lençol e agarrar-se nele com as mãos. 

CUIDADO COM AS CURVAS!

4. Circuito baby


Como a moda é treino funcional, que tal fazer um circuito dentro de casa? Arrasta a mesa, o sofá, as cadeiras e vamos começar. Pegue, por exemplo, o cabo de vassoura, o balde, a bola, o tapete, o boneco, a boneca, a cadeirinha...

Dica: Coloque a bola sobre o tapete (um pouco distante do balde) para que a criança corra e tente arremessar a bola dentro do balde. Coloque um cabo de vassoura sobre duas cadeirinhas (ou objetos mais baixos - dependendo do tamanho da criança), para que ela passe por cima e por baixo. O boneco e a boneca podem ser a torcida. A imaginação fica a critério dos pais, o mais importante é suar a camisa... sim, porque os pais podem e devem fazer também!

5. Joga pra mim

Pra trabalhar a coordenação, podemos utilizar o limão, laranja e/ou uma bola pequena. Agora sim é a hora de pensar no circo rsrsrs, Como um malabarista, comece usando o limão, por ser menor e tente passar de uma mão a outra. Peça que seu filho tente também. 
Com a prática, vai aumentando a dificuldade e a laranja e a bola pequena entram na brincadeira. O objetivo da brincadeira é alcançar o nível das trocas: você joga para seu e filho e ele joga de volta. 


Seja ativo!

Participe das brincadeiras com seu filho. Não deixe a tecnologia sugar a melhor fase da vida das crianças. Brincar é essencial para o desenvolvimento.

Lembrando que: todas as atividades devem ter supervisão de um adulto.

Deixem comentários aqui no Portal ou em nossas redes sociais. 

Facebook: Portal Pêtipôlá
Instagram: @pe.ti.po.la 

Todas as fotos utilizadas encontram-se na pasta Joga pra mim, no nosso perfil, no Pinterest:
Joga pra mim


Abraços. Pedro Henrique



Nenhum comentário:

Postar um comentário