quarta-feira, 6 de julho de 2016

PALAVRA POR PALAVRA | Estímulo à alfabetização


Estímulo à alfabetização



O processo de conhecimento sobre as letras e os números acontece a partir do momento em que a criança é inserida no mundo letrado. Mesmo antes de começar o processo de alfabetização na escola, as crianças já estão sujeitas aos números e as letras, através do logotipo das lanchonetes preferidas, dos desenhos animados que assistem, dos rótulos das embalagens utilizadas em casa, dos números que aparecem no elevador, no celular, etc.


Tudo é muito interessante para as crianças que estão no processo de descoberta da leitura e da escrita: existe um mundo inteirinho para ser descoberto e decifrado. É válido salientar que cada criança tem seu tempo e ritmo no processo de aprender a ler e a escrever e que o interesse pelo mundo letrado varia para cada um. Na escola as crianças recebem os estímulos que são necessários para incentivar os pequenos ainda mais nesta descoberta. Elas são estimuladas através de jogos e brincadeiras que possibilitam que a aprendizagem aconteça de forma lúdica e prazerosa.


O acompanhamento familiar, quando faz parte da rotina, também propicia maior segurança para aqueles que começam a se responsabilizar pelos seus estudos. Na hora da tarefa de casa, os pais devem estar próximos aos seus filhos para auxiliá-los. Procurem realizar as tarefas em um local calmo e sem barulho. O incentivo e a participação também são momentos importantes e o amor, a atenção e o carinho, sentimentos necessários para a evolução do saber. Quando a criança solicitar ajuda, nunca entregue as respostas prontas. Incentive a criança a pesquisar em diversas fontes ou dê algumas dicas para que ela mesma possa chegar a conclusão e, nunca se esqueça de elogiar a criança pelas descobertas que fez.


Existem várias maneiras de você colaborar e mobilizar o desejo de aprender a ler e a escrever de forma prazerosa. Uma boa forma é através de jogos e brincadeiras que possam ampliar o vocabulário e os conhecimentos das crianças. Ao brincar, as crianças desenvolvem suas múltiplas linguagens, fazem descobertas, aprendem através da interação.


Então, aqui vai uma brincadeira para aprender brincando!

- JOGO DA FORCA: NESTA BRINCADEIRA A CRIANÇA TERÁ QUE IDENTIFICAR O NOME DE UM ANIMAL, DE UM AMIGO, FRUTA, OBJETO, ETC. DIZENDO AS LETRAS DO ALFABETO QUE COMPÕEM. CASO A CRIANÇA FALE A LETRA ERRADA, O ADULTO COMEÇA A DESENHAR A FIGURA DA FORCA.


Deixem comentários aqui no Portal ou em nossas redes sociais. 

Facebook: Portal Pêtipôlá
Instagram: @pe.ti.po.la 

Todas as fotos utilizadas encontram-se na pasta "Palavra por palavra", no nosso perfil, no Pinterest:



Beijos, leitores!
Elida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário