quarta-feira, 25 de maio de 2016

PALAVRA POR PALAVRA | Por que ler para bebês?



Por que ler para bebês?



Olá!


Já ouvi muitas pessoas argumentando que não faz sentido ler para bebês, fundamentando sua fala no princípio de eles não compreendem o que está sendo lido. Essa é uma ideia que subestima a capacidade de nossos bebês.

E você mãe já leu para o seu bebê?
A grande maioria das crianças são capazes de compreender uma história que lhes é contada ou lida, pois grande parte dos livros infantis abordam situações muito próximas de seu cotidiano -  falam de famílias, dos sentimentos, das relações, alimentam a imaginação e fantasia, e contribuem com a socialização.

Assim, os pequenos devem sim ter acesso ao mundo da leitura, pois proporciona o real, o mágico, o brincar de faz de conta e a relação da realidade com a imaginação.





E qual a melhor idade para iniciar a leitura para o meu bebê?

Atualmente, é praticamente unânime a concepção de que as crianças devem ouvir leitura desde o ventre da mãe. 




Pesquisas e experiências, como a bebeteca (que são bibliotecas para a primeira infância) apontam que a formação de um leitor já pode ser iniciada com os bebês. Porém, muitos se perguntam: Para quê ler para bebês? 

Bebeteca

Até algum tempo atrás, acreditava-se que nossa capacidade de representar o mundo só começava a se desenvolver por volta dos dois anos, porém, estudos atuais comprovam que quanto mais cedo se iniciar a formação de leitores, melhor será para a progressão de estudos futuros. É bom esclarecer que formar pequenos leitores não é o mesmo que alfabetizar, ou ensinar letras, mãe! Estamos falando de formação de leitor relacionado a iniciação da convivência com livros, levando os bebês a percebem que leitura faz parte da vida, ao prazer de ler e o estabelecimento de uma relação com livros. E essa relação livro/leitor adquire importância para a sua vida. 

Listei abaixo algumas dicas de como contar histórias para bebês:


- Seleção da história: têm que ser escolhida a partir das características e preferências do bebê. A quem a história vai ser contada? O seu bebê se interessa por animais, plantas? As letras devem ser grandes, e observar se as gravuras ajudam na compreensão da história. 
- Concetração: no inicio os bebês não se concentram para ouvir as histórias, mas com o passar do tempo, e quando se torna uma rotina, ele será um ótimo ouvinte. Não desista! 
- Manuseio: Pode ser também que ele queira pegar/folhear o livro, e isso também é importante para ele, pois o bebê precisa ter contato e manusear, e sim - muitas vezes poderão até rasgar! Uma boa opção são também os livros de tecido.
- Entonação, pausa e ritmo: são fundamentais na narração oral, pois cada história tem momentos e ritmos diferentes. Coloque para fora seu ator/atriz interior. 
- Utilização de objetos: é uma opção interessante para ajudar a narrar a história, mas não é obrigatório. 
Escolha do espaço: pode ser no quarto, na varanda, debaixo de uma árvore e etc. Prefira uma hora não tão movimentada, para evitar tantas distrações.
- Para encerrar a história: um som, um momento de silêncio, cantiga ou versos.
- Fantasia: não é preciso fantasiar-se para contar histórias. Isso só é necessário se a história for ser encenada. Aí vale colocar os irmãos mais velhos, os sobrinhos, vizinhos e todo mundo na brincadeira! 




Ei! O importante é que você, mãe, TAMBÉM SE DIVIRTA!

Deixem comentários aqui no Portal ou em nossas redes sociais. 

Facebook: Portal Pêtipôlá
Instagram: @pe.ti.po.la 

Todas as fotos utilizadas encontram-se na pasta "Palavra por palavra", no nosso perfil, no Pinterest:




Beijos, leitores!
Deniele





Nenhum comentário:

Postar um comentário