quarta-feira, 18 de maio de 2016

JOGA PRA MIM | O que você precisa saber sobre andador (andaja)


O que você precisa saber sobre andador (andaja)

Olá galerinha...
Conversando com minha amiga Clarissa Lamenha, que é educadora, mãe de duas princesas e casada com Kleberson,  que também é professor de Educação Física, disse-lhe que ia falar sobre o andador/andaja. Fiz um pequeno texto e apresentei a ela, daí o papo foi ficando interessante, pegando forma e espero que vocês gostem.

A maioria dos papais e mamães, quando seus pequenos começam a engatinhar, já pensam em comprar o famoso "andador/andajá". Mas para o desenvolvimento da criança, ele não é benéfico, visto que a criança irá apenas desequilibrar.  

Deixe eu explicar melhor: ao andar, fazemos o desequilíbrio e o equilíbrio, quando a criança está com o andajá, ela apenas está desequilibrando, por isso sai trombando em tudo que é canto, parecendo uma bola de " pinball".  


O andanjá está associado ao desenvolvimento do joelho "Geno Varo" (ver imagem abaixo). E também a um número de quedas expressivo. As crianças parecem estar protegidas, mas muitas vezes podem tropeçar em algo, ou encontrar alguma porta aberta, por exemplo. Podem acontecer quedas graves. 


Outro problema é que a criança não aprende a se proteger quando cai. Então, logo que ela sai do andador/andajá para experimentar andar no chão, a tendência de ela cair e se machucar é maior. Nesse caso, podendo ficar traumatizada, com medo de andar de novo. Geralmente quando estão aprendendo a andar sem a ajuda do andador/andajá, entendem mais rápido que precisam se proteger das quedas - instintivamente. 



Sei que para muitos pais o andador/andajá é um descanso, mas pense sempre no desenvolvimento do seu pequeno.

Deixem comentários aqui no Portal ou em nossas redes sociais. 

Facebook: Portal Pêtipôlá
Instagram: @pe.ti.po.la 

Todas as fotos utilizadas encontram-se na pasta Joga pra mim, no nosso perfil, no Pinterest:



Um abraço e até mais ;)
Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário