quarta-feira, 11 de maio de 2016

PALAVRA POR PALAVRA | A importância da rotina


PALAVRA POR PALAVRA | A importância da rotina

Hoje, eu gostaria de falar um pouco sobre a importância da rotina na vida dos pequenos. Desde cedo, as crianças precisam entender que para tudo há um tempo. Tempo de acordar/dormir, de realizar as refeições, ir para a escola, de brincar, assistir TV,etc.



A rotina é muito importante, pois serve de referência para a organização da criança e de todos que convivem com ela, pois é através da rotina, que a criança irá antecipar o que vai acontecer e adaptar seu comportamento à atividade seguinte. Além de organização, a rotina transmite segurança, sendo assim, a criança que está adaptada à rotina, já sabe que no final do período da escola a mamãe ou o papai a irá buscar e que assim que chegar em casa, ela deve tomar banho, almoçar, assistir um pouquinho e depois realizar as demais atividades, por exemplo.


A família deve estabelecer horários para tudo. A desorganização familiar, pode formar uma criança insegura e com dificuldades para seguir regras e combinados na escola. Esse resultado é visível na escola e pode afetar até a aprendizagem do pequeno. É aquele aluno que acumula as atividades de casa, pois não tem um horário certo para realizá-las, o que chega atrasado à escola e que possui pouca autonomia para a realização das atividades em classe. É aquele filho que não tem hora para dormir, que não senta à mesa para almoçar com os pais, que esquece de organizar seu material e suas coisas. Uma educação em que se permite tudo não apresenta resultados positivos. As regras, os combinados e a rotina são essenciais para a formação de cidadãos responsáveis, confiantes e organizados.
Mas atenção! Nada de rotinas super rígidas. Ela deve ter flexibilidade para atender também as necessidades das crianças e é muito importante ter cuidado para não introduzir, desde cedo, uma vida corrida para os pequenos, com pouco tempo para os momentos de interação e troca entre pais e filhos.

Algumas dicas:

1. Faça uma lista com atividades e ações diárias
2. Organize a sequência e defina os horários
3. Planeje com antecedência
4. Reserve espaço para o brincar
5. Mantenha a flexibilidade e o bom senso
6. Respeite o momento da criança

Que tal usar as imagens abaixo para montar um painel super legal com a criançada? Eles vão adorar colorir! 

 

Deixem comentários aqui ou em nossas redes sociais. 

Facebook: Portal Pêtipôlá
Instagram: @pe.ti.po.la 

Todas as fotos utilizadas encontram-se na pasta "Palavra por palavra", no nosso perfil, no Pinterest:


Até a próxima!
Élida.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário