segunda-feira, 9 de maio de 2016

O CANTINHO DELES | Quarto infantil: por onde começar?




O CANTINHO DELES | Quarto infantil: por onde começar? 

Olá, queridos(as)!

Como primeiro tema dos nossos posts sobre decoração de interiores para os pequenos (e grandinhos), pensei por onde começar e resolvi tentar ajudar vocês com o nosso ponto de partida: o que fazer para planejar um quartinho infantil?

Sei que o medo de muitos papais e mamães é exagerar demais na decoração e tornar o ambiente cansativo para os pequenos donos. Em relação ao quarto de bebês, esse medo é tão grande que acaba resultando em espaços brancos demais e praticamente sem atrativos. Já no quarto dos maiores, o direcionamento é logo voltado para o personagem queridinho do momento - geralmente uma cilada. 

Mas, então, por onde começamos? O que precisamos decidir primeiro? E depois?

Listei algumas dicas e exemplos para iluminar o caminho de quem está tentando montar um novo quarto ou modificar um quartinho de alguém que já deu uma crescidinha! 

1. Dimensões: a primeira coisa a se fazer é avaliar o tamanho do ambiente. Não adianta sonhar com duas camas, onde só caberá uma. E também não adianta ter muito espaço e não ocupá-lo. Mas atenção para os espaços pequenos: não é porque é pequeno que tudo lá dentro precisa ser uma miniatura de móvel. Atente também sobre a setorização das atividades: se é um quarto só para dormir ou se também serão executadas outras ações como brincar e estudar, por exemplo. Cada área precisa ter uma delimitação. 


Espaço de sobra para duas camas e aproveitamento super interessante criando um "mezanino", otimizando ainda mais a área para atender outras atividades, como ler. 



Espaço apertado e otimizado para caber três. Com paciência tem jeito para tudo. Algumas soluções não são as ideais, mas são as reais. Rsrsrs! 


2. Móveis: muita atenção à compra do mobiliário. Muitas mamães dão preferência aos móveis prontos - comprados em lojas de bebês ou grandes magazines. É preciso ver a proporção do espaço para a peça (saia às compras com as dimensões de largura, comprimento e altura do ambiente - e uma trena sempre à mão). Outra questão a ser observada é o estilo da peça. Um quarto com estilo minimalista e linhas retas, dificilmente combinará com o estilo de um berço da era clássica francesa - com detalhes na madeira, estofamento e rebuscado demais. 


Mobiliário clássico repaginado para integrar a decoração super atual. 



Móveis comprados prontos em grandes magazines também podem ser grandes aliados na decoração. 


3. Estilo ou tema: a grande dúvida! Escolher os temas de ursos e bonecas, super heróis ou princesas? Ou escolher um estilo shabby chic, vintage, clássico ou escandinavo? No caso dos bebês, a decisão é complemente dos pais, já que o morador ainda não pode opinar. Logo, o ideal é pesquisar bastante e ver todos os temas e estilos (já escrevi sobre isso no meu blog. Clica aqui). Para os maiores, vale uma longa conversa para não cair no tema do personagem favorito do momento: muitas vezes eles enjoam e acabam pedindo para trocar. Mas se não tiver jeito: tem que se valer de painéis adesivos e almofadas - fáceis de trocar.


Estilo Sabby chic.


Tema planetário.


4. Paleta de cores: ao contrário do muita gente pensa, cores não incomodam o bebê. Pelo contrário, estimulam o desenvolvimento da visão. Mas atenção para a quantidade de cor e o local onde ela será empregada. Para os maiores, as paletas de cor ficam mais vibrantes e se espalham mais pelo ambiente: vão desde as parede até enxovais super coloridos. Para quem não gosta de chamar tanto a atenção, o branco, as cores off e os tons pasteis continuam em alta. A dica é investir em diferentes texturas, do mesmo tom.


Paleta alegre com base neutra no projeto de Camila Klein.



Branco e cores off ganham vida quando utilizadas em texturas diferente: parede com pedras pintadas, tapete de fio alto, piso em madeira imitando pátina.


5. Materiais: fazer uma composição entre o revestimento de piso, o papel de parede, o tecido do enxoval, a textura do tapete... ufa! Esse é o ponto mais difícil. Não é tarefa das mais fáceis combinar tudo sem que algumas coisa pareçam estar "sobrando". Montar uma prancha com todas as texturas e cores do ambiente é uma boa saída. 


Combinar a madeira do piso, a textura do tapete, a madeira dos móveis e o colorido do armário: tarefa que exige muita atenção.


Conseguir grandes combinações em harmonia é possível, mas o cuidado deve ser a palavra-chave. Quanto mais materiais no ambiente: maior a atenção. Projeto de Sophia Romcy.


Montar uma prancha com os materiais ajuda na visualização do todo.


6. Enxoval: e por fim a roupa de cama - que muita gente não acha que interfere no ambiente. Já vi projetos serem "destruídos" por ter uma colcha que não combina com absolutamente nada no quarto. Mais uma vez, para quem cai nos temas de personagens, uma dica: deixe os logotipos dos heróis e as fotos das princesas nas almofadas ou em adesivos temporários nas paredes. Para conseguir a harmonia com o resto do quarto, invista em roupas de cama que tenham a paleta de cores dos personagens. 



Use os personagens de forma pontual para não ficar cansativo, nem uma releitura da "BatCaverna". Hahaha! 


Gente! O post ficou super longo! Mas foi praticamente uma aula, não foi? Rsrsrsrs! Qualquer dúvida, entrem em contato, terei o maior prazer em atender!

Deixem comentários aqui ou em nossas redes sociais. 

Facebook: Portal Pêtipôlá
Instagram: @pe.ti.po.la 

Todas as fotos utilizadas encontram-se na pasta "O cantinho deles - Babies & kids" e "O cantinho deles - Teens", no nosso perfil, no Pinterest:


Um cheirinho e até a próxima! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário