terça-feira, 3 de maio de 2016

JOGA PRA MIM | A imaginação


JOGA PRA MIM | A imaginação 

Olá galerinha!

Fiquei pensando no que iria compartilhar com vocês... 
E já que o pensar é a forma mais livre que temos, nada mais justo que falar sobre a imaginação.
Então vamos lá: agú #valendo (quem brincou de esconde esconde, lembra).

Até os 3 anos de idade a criança se desenvolve rapidamente, não há outra fase da vida da criança que o desenvolvimento seja igual, por isso é importante saber como brincar e ensinar.



Através das brincadeiras com ou sem a utilização de objetos, as crianças vão aprimorar a capacidade de imaginar. Mas não é necessário comprar os melhores brinquedos! A criança tem a capacidade de criar seus próprios brinquedos. As coisas mais simples se tornam mais importantes do que o boneco(a) mais caro.













O faz de conta é a melhor brincadeira: a capa do celular vira o telefone que o bebê liga pro papai, por exemplo - que fica do lado conversando com ele e começa o blá blá blá mais gostoso do mundo.

Muitas vezes, é no mundo do faz de conta que a criança começa a criar as regras, que se tornam fundamentais para viver em sociedade.



A imaginação é muito importante, visto que a criança pode assegurar as emoções e ações.  Os que são "proibidos" de imaginar, podem ter dificuldades quando se tornam adultos. 

Essa imaginação é poderosa mesmo, como disse no início: é a forma mais livre que temos. É através dela que a criança expressa suas vontades, se comunica, cria sua própria história



Você, já se imaginou no lugar do outro? Já parou e pensou: "se fosse comigo? Não ia gostar." As brincadeiras que envolvem a imaginação infantil tendem a desenvolver isso: as crianças vão se colocando no lugar do colega e aprendendo o que é o melhor a se fazer.

Vamos fazer uma brincadeira?
Pare tudo que está fazendo e se concentre aqui! Imagine: se você tivesse a chance de voltar no passado e pudesse brincar com seus melhores amigos; pudesse rever todas as pessoas que você conviveu durante a sua infância; e vocês sairiam na rua gritando e brincando como se o dia não tivesse fim. Bom, não é? 



Infelizmente ainda não inventaram a máquina do tempo. Mas há algo que podemos fazer: podemos fazer com que nossos pequenos vivam a melhor fase de todas: a infância. Brinque, seja bobo, seja babão, seja feliz! Afinal, seu filho será feliz por ter pais que brincam e sorriem junto com ele.

Não vejo a hora de ser pai, não vejo a hora de pegar meu pequeno no colo - ele está a caminho. Meus olhos enchem de lágrimas.

Viva a infância, viva a vida!


E sem esquecer: ontem foi dia da coluna FADA DO DENTE. Não deixem de escovar os dentes dos pequenos. 
E amanhã é dia da galera do É PIC, É PIC

Deixem comentários aqui no Portal ou em nossas redes sociais. 

Facebook: Portal Pêtipôlá
Instagram: @pe.ti.po.la 

Todas as fotos utilizadas encontram-se na nossa pasta, no Pinterest:

Um abraço e até mais. Fui...
Pedro Henrique.





Nenhum comentário:

Postar um comentário