segunda-feira, 2 de maio de 2016

FADA DO DENTE | Cárie na infância




FADA DO DENTE | Cárie na infância


Olá Queridos!


Nosso post de hoje irá abordar um assunto que assusta muitas mamães e papais: a cárie precoce na infância, ou também conhecida popularmente como “cárie de mamadeira”. Essa situação gera uma série de preocupações e dúvidas. Afinal, qual mãe quer seu filho acometido por essa doença desde cedo? Sim, a cárie é uma doença (mas falaremos sobre isso depois). Bem, mas eu garanto a vocês que é possível que seu filho passe a vida sem tê-las. Claro, que isso só será alcançado com algum esforço das mamães mais cuidadosas e preocupadas com a saúde bucal de sua(s) cria(s), né?

A principal faixa etária afetada por esse tipo de cárie é entre 0 e 3 anos. Surgem devido ao hábito de mamar durante a noite (Isso inclui o leite materno e/ou industrializado), e não fazer a higiene adequada logo após essa última mamada.


Por isso, a minha primeira e principal orientação é: NUNCA, eu disse NUNCA deixe a criança dormir com a boquinha suja. É durante a noite que as bactérias utilizam o açúcar do leite para produzir ácidos que destroem o esmalte dos dentinhos dos nossos pequenos.

A palavra chave pra evitar essa situação é: PREVENÇÃO (e, por favor, vão se acostumando a ouvir muito essa palavrinha tão amada). E isto envolve orientação e motivação dos pais, assim como iniciar o mais cedo possível, o atendimento odontológico preventivo em crianças. A prevenção começa antes mesmo do nascimento dos primeiros dentes (a partir do 2º ou 3º mês de vida do bebê), com o hábito correto de higienização, pois desta forma a criança acostuma-se a uma rotina, tornando as próximas etapas bem mais tranquilas para eles e para os pais. Nessa fase, a higienização é muito simples. Consta apenas em molhar uma gaze ou fralda em água filtrada e passar em toda boquinha do bebê, não esquecendo a língua e o palato (céu da boca). Outra opção legal são as dedeiras de silicone, que além da higiene, vão auxiliar a aliviar a coceirinha na gengiva. 



A partir da erupção do primeiro dentinho, passa-se já a utilizar escova e creme dental, ambos apropriados para crianças. E esse hábito deve ser feito de 2 a 3 vezes por dia, sendo a escovação noturna, a mais reforçada. E ATENÇÃO para uma novidade importante: a pasta utilizada deve conter flúor. Esta é a recomendação da Associação Brasileira de Odontopediatria, atentando para um detalhe: a quantidade da pasta para escovação deve ser muito pequena, pois a criança irá engolir um pouquinho, mas fazendo do jeito certo, não terá problema algum.


Quantidade de pasta dental com fluor 1- crianças que sabem cuspir = grão de ervilha 2- bebês e crianças que não sabem cuspir = grão de arroz crú 3- Bebês, primeiros dentinhos = gotinha na escova

Acho importante vocês saberem que a evolução desse tipo de cárie é rápida, agressiva e extremamente dolorosa. Nossos pequenos não merecem isso e ainda não tem controle sobre sua saúde. Então vamos ser mamães leoas também na hora de escovar os dentinhos deles e proteger nossos filhos dessa situação muito triste.




Pra finalizar, deixarei algumas dicas pra facilitar e ajudar na prevenção das cáries:


1 – Não ofereça doces pelo menos até os 2 anos de idade. Pois a criança não sente falta de açúcar e não sofrerá se não comê-lo.

2 – Nada de adoçar a chupeta com mel ou açúcar (pelo amor de Deus!).

3 – Vá diminuindo as mamadas durante a noite, a medida que a criança for crescendo.

4 – Após os 10 meses de idade, não leve a mamadeira para cama. Isso vai evitar que durmam mamando e acabem sem a higienização da boquinha.

5 – Não se intimide com as dificuldades para a higienização da boquinha das crianças. Os bebês e crianças até os 3 anos de idade não têm outra maneira de se expressar. Então alguns podem chorar, gritar, e fazer birra. Mas isso não significa que estão sofrendo. Não desista. Persevere e garanto que eles irão se acostumar e até achar legal com o passar do tempo.

6 – O exemplo é o melhor ensinamento! Então, escove junto, faça disso um momento prazeroso para vocês. Dê a escovinha nas mãos deles (mas sempre finalize a limpeza, ok?), coloque-os em banquinhos pra que alcancem a pia. Isso trará independência, e eles adoram!!


Então é isso, queridos! Espero ter ajudado! Vamos garantir a saúde bucal das nossas crianças com muito amor. 
Me contem também suas experiências, dificuldades e dúvidas. Estou a disposição! 
Deixem comentários aqui no Portal ou em nossas redes sociais. 

Facebook: Portal Pêtipôlá
Instagram: @pe.ti.po.la 

Todas as fotos utilizadas encontram-se na nossa pasta, no Pinterest:

Beijos cheirosos,
Dra. Thaysa Karla




4 comentários:

  1. Legal ! Para quem é educador na creche são dicas valiosas !serão utilizadas apartir da terceira semana deste mês. Valeu!!! Ajudará no meu planejamento

    ResponderExcluir
  2. Legal ! Para quem é educador na creche são dicas valiosas !serão utilizadas apartir da terceira semana deste mês. Valeu!!! Ajudará no meu planejamento

    ResponderExcluir
  3. Legal! Bom saber disso, cunhada. Agora vou ficar de olho na boquinha do meu sobrinho. . Rsrsrs. . Beijos e parabens pela materia.

    ResponderExcluir
  4. Legal! Bom saber disso, cunhada. Agora vou ficar de olho na boquinha do meu sobrinho. . Rsrsrs. . Beijos e parabens pela materia.

    ResponderExcluir