segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Você já parou para observar a forma como seu filho segura o lápis?





Segurar o lápis de forma correta é muito importante, principalmente na educação infantil. Algo que parece ser tão fácil muitas vezes torna-se difícil para algumas crianças e é necessário que pais e professores tenham um olhar atento para isto.



Geralmente, as crianças tendem a segurar o lápis da forma que é mais confortável para elas e são muitas as formas de apertos de lápis. A preensão do lápis de forma errada irá refletir diretamente na escrita, causando lentidão de movimentos na realização das tarefas, instabilidade no traçado, força na escrita, dor nos dedos e punhos, pois se o lápis não está bem posicionado a mão terá que se esforçar mais para realizar os devidos movimentos.


Segurar o lápis corretamente é segurar apenas com o polegar, o dedo indicador e o dedo médio. Se a criança começar pegando erroneamente no lápis, quanto mais tarde ela for corrigida, mais difícil será de desabituar, portanto, devemos corrigi-la desde a primeira vez que ela pegar num lápis. 



Outra forma de ajudar a criança nessa dificuldade, é treinando suas habilidades motoras finas usando brincadeiras divertidas que promovam melhor o uso do dedo polegar e o dedo indicador, fazendo o movimento de pinça. A seguir deixo alguns exemplos de brincadeiras.


1. Brincar com lego.



2. Rasgar papel para atividades de colagem.

3. Abotoar e desabotoar botões.



4. Retirar a fita da adesiva de superfície.



5. Usar prendedores de roupa em uma borda ou varal



6. Usar pinça para pegar pequenas contas ou brinquedos.


7. Atividades de "enfiagem"




Outra dica importante está relacionada ao melhor tipo de lápis. O mais indicado para trabalhar na educação infantil é o lápis de formato triangular, pois ele tem um formato que ajuda a criança a centrar os três dedos, nos três pontos de apoio. E se a criança já faz uso desse lápis e mesmo assim continua segurando o lápis de forma errada existe alguns adaptadores de lápis para corrigir o posicionamento dos dedos.




Deixem comentários aqui no Portal ou em nossas redes sociais. 

Facebook: Portal Pêtipôlá
Instagram: @pe.ti.po.la 

Todas as fotos utilizadas encontram-se na pasta "Palavra por palavra", no nosso perfil, no Pinterest:



Beijos, leitores!
Elida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário