segunda-feira, 15 de agosto de 2016

O que é esse tal de estilo escandinavo?


O que é esse tal de estilo escandinavo?




Oiêe, gentxê! 

Como foram de fim de semana? E Dia dos Pais? Espero que tenham aproveitado. Hoje é segunda-feira e bate aquela vontade por novidade, por fazer diferente, por mudar alguma coisa (não é à toa que ela é o dia oficial de começar dieta! rsrsrs). Vamos aproveitar esse espírito da segundona para entender de uma vez por todas o que é o estilo escandinavo? Ah, claro, o intuito é fazer esse espírito de mudança ir lá para o quartinho dos pequenos e fazer transformações beeem bacanas com as nossas dicas. Então, vamos lá!

Quem anda pesquisando sobre decoração para o quarto dos pequenos, deve ter notado uma pequena "invasão" de cores sóbrias, materiais naturais, artesanato, nuvens com olhinhos, crochê, poucos móveis... Pois é! Essas são influências do estilo escandinavo. 

Tecnicamente falando...

A Escandinávia é uma região do norte da Europa que abrange a Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca. O Estilo Escandinavo surgiu no inicio do século XX e adquiriu as características dos artesanatos regionais e paisagens destas regiões. Carlo Larsson é o desenhista que influenciou o estilo escandinavo de interiores, combinando cores neutras e elementos levemente envelhecidos.  O estilo combina o tradicional com o moderno.


Suas principais características são o minimalismo (poucos móveis); o equilíbrio de cores (geralmente branco ou cinza - com preto ou outra cor pontualmente) e decoração clean (poucos quadros, nichos e alguns enfeites discretos). Além disso, o objetivo é uma atmosfera aconchegante e simples, porém com modernidade. Um mix entre tradicional e moderno.  

Pode preto para criança? Claro que pode! Um charme! 


Os tons de rosa são queridinhos desse estilo quando o assunto são cores pontuais. Ah! Sabe aquela cama de ferro que ninguém queria? Que tal repaginá-la para dar charme ao quartinho?


Mas não é só isso. Quando o estilo desembarcou no Brasil, ganhou adaptações e paginações diferentes dos europeus. Algumas cores foram acrescentadas, para nossa alegria - coisa de habitante de trópicos <3 - e o artesanato regional europeu e materiais naturais começaram a ter leituras mais brasileiras.

Nestes projetos abaixo, foram trabalhadas mais cores, sem, no entanto, perder os outros conceitos: nossa adaptação à la brasileira para esse estilo que já é queridinho. Só dá ele! 


Os tapetes de crochê e almofadas em formato de animais e nuvens são peças muito utilizadas. Além da preferência por estampas geométricas e gravuras de linhas simples.


Neste ambiente as cores chegam com tudo, mas os móveis são soltos (outra característica do estilo) o que ajuda a não ficar com a sensação de muita informação. A faixa que forma uma caixa também é usada pontualmente, dando claridade ao branco do restante. 


Dá para repaginar o quarto do bebê e transformar em quarto de grandinho? Dá sim, senhor! Essa é a parte super bacana desse estilo. Ele vai da sala aos quartos, de menino para menina, de criança para adulto. Versatilidade é o seu sobrenome. 



VITRINE

Ficou com vontade de colocar a mão na massa, mas não sabe por onde começar? Estamos aqui para isso. Olha só a vitrine que a gente montou com dicas de onde encontrar. Oba!


1. Almofadas várias estampas. Coleção Kids. Loja A Mi Manera (clique aqui)
2. Cobre pés cruzetas preto & branco. Mooui (clique aqui)
3. Quadros Typografia Paperie feitos por encomenda. Entre em contato clicando aqui ou aqui
4. Tapete tricô. Sob encomenda. Allegra Decor. Entre em contato por aqui
5. Cadeira mini Eames II cromado/PC incolor. Etna. Clique aqui para ver. 


E ai, gente? Deu pra dar uma inspirada? Qualquer coisa é só deixar comentários aqui no Portal ou em nossas redes sociais para tirar suas dúvidas. Amei passar por aqui! Passa lá nas nossas redes:

Facebook: Portal Pêtipôlá
Instagram: @pe.ti.po.la 

Um abraço!

Ah! Antes que eu esqueça: tem mais fotos na nossa pasta do Pinterest O CANTINHO DELES | BABIES & KIDS. Não deixe de acompanhar. Estamos sempre postando inspirações por lá.


Renata Maxlayne.








Nenhum comentário:

Postar um comentário