quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Brinquedos Educativos: qual o melhor brinquedo para o seu filho?





Queridos leitores, apesar da pergunta que intitula o post ter uma resposta óbvia, o óbvio nem sempre é o melhor ou adequado. Se você pensou que o melhor brinquedo é o educativo, você pode ter acertado a resposta. Porém, isso depende do que se conceitua como educativo.

Será que atualmente os pais não tem conceituado o brinquedo educativo como sendo apenas aquele industrializado, e que vai desenvolver alguma habilidade do filho? Essa é uma reflexão que tenho me feito após a leitura do livro do filósofo Walter Benjamin, intitulado “Reflexões: a criança, o brinquedo e a escola”, nesta obra o autor faz críticas ao mercado do brinquedo, na ótica de que o mercado não compreende a essência do brincar para a criança, em que o brinquedo vira uma mercadoria, e a criança o alvo da mídia e da indústria.



Na perspectiva do filósofo citado acima, o brinquedo representa um diálogo entre a criança e o mundo a qual pertence. Nesse sentido, o brinquedo deve pontuar a cultura a qual a criança pertence, a sua classe, a sua etnia, enfim a sua comunidade.


Vislumbrando os estudos acima, e de acordo com as minhas experiências docentes, percebo que quando a criança está com um brinquedo industrializado, a tendência é que a mesma permaneça brincando pouco tempo, além de desmontar o brinquedo, na maioria dos casos. 

Quando o brinquedo é construído pela própria criança, geralmente, o que se observa é que existe todo um cuidado da mesma para não danificar, além disso, o brinquedo construído faz parte da sua cultura, revela o seu pertencimento a algum lugar, o que quase nunca é visto no industrializado - que geralmente homogeneíza o brinquedo e o brincar das crianças por toda parte do mundo.

Dessa maneira cabe esclarecer que há brinquedos industrializados que são educativos, ou melhor, que desenvolvem algum tipo de habilidade como a: motora, espacial etc. Porém, nós pais e educadores não devemos nos deter apenas em comprar o que o mercado oferece, e com objetivo do filho sempre "aprender algo", é preciso considerar a importância da criança brincar com brinquedos construídos por ela, assim você estará contribuindo para que seu filho dê outros significados ao brinquedo, e a medida em que ele constrói, produz e transforma cultura.


Assim, essa matéria defende que os pais possibilitem a sua criança o prazer de criar e inventar o seu próprio brinquedo! Uma dica: dê ao seu filho diversos materiais como: caixas, papéis, lápis de cores, cola, tesoura sem ponta, tampinhas, garrafinha e deixe-o criar o seu próprio brinquedo.

Quer uma dica de por onde começar? Temos algumas sugestões de arteiros para todas as idades:

A Flávia Calina é ótima e faz experiências super bacanas com a filhinha, Victoria: 

Canal no YouTube: Flavia Calina

E para os mais curiosos: Manual do Mundo

Canal do YouTube: Manual do Mundo

Também não deixe de seguir nossa pasta no Pinterest com dicas de brinquedos criativos:


Bônus: querem ensinar os pequenos a fazer sua própria "geleca, amoeba, grudinho..."? Clica aqui nesse link que tem todo o passo a passo, facinho!




Deixem comentários aqui no Portal ou em nossas redes sociais. 

Facebook: Portal Pêtipôlá
Instagram: @pe.ti.po.la 

Todas as fotos utilizadas encontram-se na pasta "Palavra por palavra", no nosso perfil, no Pinterest:



Beijos, leitores!
Deniele




Nenhum comentário:

Postar um comentário