sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Suco na lancheira: estraga?



SUCO NA LANCHEIRA: ESTRAGA?


Oi Amores!

Tudo bem com vocês? Hoje vamos falar sobre sucos. Sim, sucos! Esses dias andei postando as lancheiras que envio para minha pequena (na foto abaixo tem algumas) e uma pessoa entrou em contato comigo perguntando se o suco não perdia seu valor nutritivo ou não estragava. Então, como acho que a dúvida não é só dela resolvi vir falar um pouco sobre o assunto.




Pra começar temos que explicar que a melhor maneira de consumir a fruta é in natura. Quando fazemos o suco já perdemos alguns nutrientes, ainda assim o suco da fruta é muito mais saudável que os sucos de caixinhas - que contém corantes, aromatizantes, estabilizantes - affff! São muitos -antes. Então não tem nada de natural né? Para termos uma noção: até alguns sucos que se dizem 100% fruta, se formos ler o rótulo, você vai descobrir que a história não é bem assim. Como falei em outros posts, o mais importante é ler o rótulo de tudo que compramos. Se a lista for grande, pode correr, porque é roubada.

Gente, pra começar temos que tirar esse tabu que nossos filhos precisam levar suco todos os dias. Os sucos são importantes, mas não são tudo. Então, que tal mandar uma garrafinha com água pro lanche? Leite fermentado e iogurte também pode (mas não vamos exagerar, né?). Por aqui mando suco 2 ou, no máximo, 3 vezes por semana. 

As frutas que menos oxidam são Goiaba, Maracujá, Abacaxi, Melão e Acerola. Algumas dicas:

- usar garrafinha escura com tamanho pequeno para que não sobre muito espaço para oxigênio na garrafa;
fazer o suco pertinho da hora de sair. Assim os sucos ficam legais até 3 horas;

Diquinha especial:

Passar a fruta no liquidificador (com menos água possível): aí você vai ter uma polpa! Já adoça se quiser (quanto menos açúcar melhor - eu substituo o branco pelo mascavo) e coloca na forminha de gelo no congelador. Na hora de ir pra escola coloco 02 (duas) pedrinhas da polpa na garrafinha dela e peço para que, na hora do lanche, a professora coloque água e agite.



Amores, sei que dá mais trabalho do que enviar uma caixinha de suco industrializado, mas vale muito a pena. Infelizmente as empresas de suco fazem mil promessas mas nem sempre são verdadeiras. Então, o que podemos fazer é procurar as marcas que realmente cumprem o que prometem e sempre procurar o melhor para os nossos pequenos.


A dica de sempre é leiam os rótulos. Eles nos contam tudo!


Espero que gostem e que tenha esclarecido algumas dúvidas.

Obs.: não há aqui a intenção de substituir o acompanhamento nutricional de um profissional - que consideramos de fundamental importância. Nossa coluna é uma troca de experiências. 

Espero que gostem! Deixem comentários aqui ou em nossas redes sociais. 

Facebook: Portal Pêtipôlá
Instagram: @pe.ti.po.la 

Todas as fotos utilizadas e muitas outras encontram-se na pasta "Meu lanchinho", no nosso perfil, no Pinterest:

Um xeruuuuuuuu
Wanessa Ferreira








Um comentário:

  1. Adorei a dica, em especial a da polpa em forma de gelinho! ����������������

    ResponderExcluir