sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Papai foi morar em outro lugar



Eu não sei quanto a vocês, mas lá em casa a regra é falarmos a verdade, sempre. Lógico que tomamos o cuidado de tentar explicar tudo dentro da capacidade de compreensão e discernimento das crianças. E mais, as explicações são dadas conforme a demanda, ou seja, não antecipamos explicações quando ainda não houve perguntas. Em regra parece simples, mas na prática algumas situações se revelam um tantinho mais complexas. Um exemplo disso é a separação dos pais. Se até para os adultos é difícil, imagina para os pequenos...


Pensando nisso, Gergely Kiss nos deu uma mãozinha para tentarmos passar para as crianças uma ideia do que significa a separação dos pais. Pode ser importante tanto para quem passou, ou está passando por isso, quanto para quem não tem essa realidade em casa mas pode ver os amiguinhos, os coleguinhas da escola ou algum primo contando com uma estrutura familiar diferente da sua. Pelo bem-estar dos pequenos toda tentativa saudável é válida, e lançar mão de uma obra ilustrada - bem ilustrada, diga-se de passagem - facilita a interação e a compreensão. Filhos amados, esclarecidos e seguros são filhos felizes, não é mesmo?!

A estória tem como personagem principal um filhote de raposa que se sente triste com a falta do pai na rotina até então conhecida por ele. É confuso acordar e não ter a família completa em casa, entristece ver o coleguinha sair da escola com o papai quando o dele próprio já não o acompanha mais até a escola ou na saída dela. As refeições já não são iguais, algumas brincadeiras deixaram de existir e até mesmo o castigo outrora imposto pelo papai já faz falta. Criança precisa de rotina e isso é o primeiro aspecto alterado com a separação.

Em sequenciamento simples vai se desenrolando a estorinha desde a saída do papai, até o rearranjo das duas novas famílias, a chegada de outros companheiros e de uma irmãzinha. É possível que algumas crianças se identifiquem, em sentimentos, com a raposinha conforme vão ouvindo a estória e vendo ilustradas as etapas pelas quais passou o personagem. Pode se tornar mais fácil aceitar a realidade acompanhando o filhote de raposa na trajetória até que ele entenda que não tem culpa nenhuma, que ele continua muito amado e que papai e mamãe continuam sendo papai e mamãe. 

Bem, espero que ajude. Lá em casa funcionou bem.

  • Idioma: Português
  • Editora: Ciranda Cultural (31/12/2010)
  • ISBN-10: 853800218X
  • ISBN-13: 9788538002185
  • Capa comum: 32 páginas




Veja também as outras dicas de leitura:









Nenhum comentário:

Postar um comentário