segunda-feira, 12 de setembro de 2016

A criançada quer ter um bichinho de estimação?




Chegou a hora daqueles pedidos: Papai, posso ter um cachorro? Mamãe, eu quero um gatinho! Um peixe, um passarinho, um jabuti...! Pois é! Você não está só. Muitas crianças despertam para o convívio com animais desde muito novas e esses pedidos são muito comuns. Se você decidir por ter um bichinho, fique atento à algumas providências antes de dar um companheirinho(a) para as crianças. 


Quem devo procurar? Quando decidimos criar um animal e mantê-lo no seio familiar, este terá convivência com todos os membros da família e precisará de cuidados e algumas intervenções para que tenha uma vida saudável e de qualidade. Somente o médico veterinário deve direcionar essa convivência e, quando necessário, prescrever um tratamento ou intervir de forma preventiva.

Sob um olhar clínico, seu animal será conduzido de forma segura em tratamentos ou prevenções. Um simples medicamento não sujeito à prescrição, como anti-inflamatório ou analgésico, pode provocar um quadro grave ou até mesmo mortal. Há medicações que são extremamente tóxicas, além de haver a necessidade de cálculo de dose por peso e espécie. Somente o médico veterinário é o profissional habilitado para examinar, solicitar exames complementares, operar, internar e prescrever. Ele é o profissional que diagnosticará a origem da enfermidade e tratará.

Por quê? As zoonoses podem ser transmitidas ao homem ou aos animais através do contato direto ou indireto com animais ou pessoas contaminadas. Ou seja, assim como os animais podem transmitir para o homem, o homem também pode transmitir para os animais. A transmissão pode ocorrer de forma direta, principalmente através do contato com secreções (saliva, sangue, urina, fezes) ou contato físico. De forma indireta, pode acontecer por meio de vetores como mosquitos e pulgas, por contato indireto com secreções, pelo consumo de alimento contaminado com o agente (viral, bacteriano, fúngico ou parasitário), entre outras. Os animais de estimação podem vir a transmitir algumas doenças para o homem em determinadas condições ou situações. Entretanto, quando tratados, vermifugados, vacinados e vivendo em boas condições de higiene, dificilmente transmitirão doenças para as pessoas.

Quando? Assim como os humanos, check ups de rotina são recomendados para os animais. Após protocolo inicial de vacinas, vermifugações e controle de ectoparasitas é indicado a visita ao seu veterinário de confiança para check up a cada 6-12 meses. Esse acompanhamento pelo médico veterinário possibilitará o melhor convívio dessa deliciosa interação homem-animal.


Deixem comentários aqui no Portal ou em nossas redes sociais. 

Facebook: Portal Pêtipôlá
Instagram: @pe.ti.po.la 

Todas as fotos utilizadas encontram-se na pasta "Meu bichinho de estimação", no nosso perfil, no Pinterest:


Veja também:




Beijos e até a próxima.
Katheryne.










Nenhum comentário:

Postar um comentário