quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Estilo Montessoriano: tirando dúvidas.



Quando escolhi o tema dessa coluna (O cantinho deles), pensei bastante para trazer algo muito próximo às crianças. Queria algo realmente significativo. Que representasse a importância que eu dou ao lar, ao ambiente, ao cantinho de cada um. O ambiente que a criança cresce é muito importante em seu desenvolvimento. Ele deve ser estimulante, livre e atrativo. E o que pode ser melhor para introduzir a qualidade do ambiente vivido que o quartinho das crianças (seu primeiro lugar no mundo)?

Quando projetamos um espaço assim, pensamos em toda a liberdade e ludicidade que o universo infantil pede. De acordo com a idade, esse ambiente vai sofrendo modificações e, assim, ganha cada vez mais importância para seu pequeno habitante.

Você sabe o que o estilo Montessoriano (vem do método Maria Montessori) defende?

1. Que o ambiente da criança deve ser disposto de forma que ela aproveite-o ao máximo
2. Que permita a livre expressão de suas capacidades 

E para isso, algumas características são adotadas quando os pais escolhem esse estilo, como por exemplo: objetos ao alcance das mãos; colchão no chão ou cama baixinha; fotos, espelhos e outros adornos na altura do olhar da criança, dentre outras características. Vamos ver alguns exemplos e acabar com as dúvidas:

1. Objetos ao alcance das mãos da criança:

Livros e brinquedos são mantidos numa quantidade pequena, em sistema de rodízio - os pais podem trocar a cada semana, para estimular o interesse.




2. Colchão no chão ou cama baixinha:

Ao invés de berço, o método propõe que o colchão seja colocado no chão - mas calma! Se ainda é um bebê, é preciso colocar rolinhos acolchoados ao redor - como em um berço convencional - e SEMPRE minimizar a distância do topo do colchão para o chão, além de suavizar essa área com tapetes macios ou piso emborrachado. 

E para quem ainda não confia em deixar um colchão solto no quarto, é aqui que entra uma das mais recentes tendências: as camas casinhas! Além de ser um elemento lúdico e de estímulo, ajuda às mamães que tem bebês a fazer uma área mais delimitada, sem necessariamente impedir o fluxo da criança. 





3. Fotos, espelhos e quadros na altura do olhar da criança: 


As fotos podem ser da família, de animais, de recortes de livros e revistas. O ideal é que seja feito, como no caso dos brinquedos, um rodízio com essas fotos. 

Atenção ao modelo de porta retrato adotado: cuidado com farpas, objetos perfurantes e vidros. Existem lindas molduras feitas de PVC em diversas cores. 

A importância do espelho está na interação da criança. Há muito receio em relação a este elemento, pela falta de segurança que ele oferece em caso de acidente. Mas existe no mercado produtos em acrílico, com uma ótima reflexão que são ideais para essa finalidade. (veja um exemplo clicando aqui).





4. Dica:

Se a criança já for grandinha, que tal convidá-la para decorar o próprio quarto? Ela ficará super feliz! Veja este exemplo de aplicação de adesivo na parede.




Fazer um quarto motessoriano não requer apenas aplicar as características desse método. Um quarto deve ser pensado, projetado e executado tendo em vista muitos outros quesitos. Então, cuidado ao tentar reproduzir na sua casa, sem a ajuda de um profissional qualificado. 

Dar ao ambiente da criança sua devida importância, tem influência sobre o tipo de pessoa que queremos formar e as experiências que serão vivenciadas naquele espaço: o cantinho deles!

E ai, gente? Deu pra dar uma luz? Qualquer coisa é só deixar comentários aqui no Portal ou em nossas redes sociais para tirar suas dúvidas. Amei passar por aqui! Passa lá nas nossas redes:

Facebook: Portal Pêtipôlá
Instagram: @pe.ti.po.la 

Ah! Antes que eu esqueça: tem mais fotos na nossa pasta do Pinterest 

O CANTINHO DELES | BABIES & KIDS. 

Não deixe de acompanhar. Estamos sempre postando inspirações por lá:


Leia também:




Um beijo grande!

Renata Maxlayne, designer de interiores.

Instagram: @renatamaxlayneinteriores
E-mail: renatamaxlayne@hotmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário