quarta-feira, 8 de junho de 2016

PALAVRA POR PALAVRA | A idade do ouro


A idade do ouro


Olá!


Hoje o nosso papo será sobre a “idade do ouro”. Saiba o que é e como estimular as crianças que estão passando por esta fase.

Entender as particularidades de cada fase da infância é bastante importante, pois os estímulos, quando empregados da maneira correta geram mais frutos, pois estão de acordo com cada momento da criança. A idade do ouro acontece a partir dos 5 anos e é a fase em que a criança necessita de mais cuidados e atenção, pois sua capacidade de assimilação é alta.




Por que se chama idade do ouro?

Porque nesta fase da vida as crianças evoluem rapidamente, o cérebro se desenvolve em um ritmo surpreendente e possui uma grande capacidade de assimilação. Elas possuem um bom nível de concentração e memorização. Fortalecem cada vez mais as suas amizades, querendo sempre ficar juntos dos seus amigos. A oralidade da criança está se desenvolvendo. Verbalizam seus pedidos, interesses e realizam questionamentos.

Está é a hora da intervenção para que a criança comece a perceber a diferença entre o que é realidade e fantasia. É o momento da lapidação da criança, pois a idade de ouro também é um período em que os pais tem a oportunidade de desenvolver em seus filhos as virtudes básicas que irão alicerçar toda a gama de virtudes que compreende o ser humano de valor.

Como estimular as crianças desta fase?

Para garantir a eficácia do processo educativo, pais e professores devem manter condutas coerentes e ações compartilhadas. Deve-se estimular a virtude da obediência e respeito ao próximo e a preparação para a leitura através da percepção visual e auditiva. Todos os estímulos requerem uma frequência, intensidade e duração, uma vez que é nesta etapa que se estruturam a potencialidade intelectuais, linguísticas, sociais, motoras, perceptivas e afetivas da criança.




Uma boa introdução a este tema é um documentário do qual já falamos muito aqui no Portal e em nossas redes sociais chamado O COMEÇO DA VIDA. Veja o trailer abaixo. É muito bom! 




Além de estar disponível em alguns cinemas, já chegou no Netflix. Mais informações aqui: O começo da vida (Netflix).

Deixem comentários aqui no Portal ou em nossas redes sociais. 

Facebook: Portal Pêtipôlá
Instagram: @pe.ti.po.la 

Todas as fotos utilizadas encontram-se na pasta "Palavra por palavra", no nosso perfil, no Pinterest:




Beijos, leitores!
Élida.








Nenhum comentário:

Postar um comentário