sexta-feira, 10 de junho de 2016

MEU BICHINHO DE ESTIMAÇÃO | Mal comportamento ou ciúmes?



Mal comportamento ou ciúmes?



É da nossa rotina de clínico veterinário receber a queixa que o “Bob” ficou mal-educado de uma hora para outra. Faz xixi fora do lugar e até mesmo em cima da cama do dono, tem latido muito, faz “pirraça” para comer, estragou o sofá ou até mesmo o brinquedo favorito, e teve comportamento agressivo com o “novo habitante” da casa. Cães sentem ciúmes? Apresentam quadro depressivo ou até mesmo agressivo por mudança de rotina? A resposta é SIM. 



Os cães, como nós humanos, possuem o hormônio responsável pelo ciúme e até inveja, a Ocitocina. O psicólogo da Universidade de Portsmouth, Dr. Paul Morris, ressalta que um cachorro sente ciúmes quando o dono traz um parceiro novo para a casa. Tão profundo é esse sentimento, aliás, que o cachorro pode sentar entre as duas pessoas e pode até se recusar dividir a atenção do dono com a nova pessoa. Diversos donos também atestam perceber que seus cães sentem ciúmes do novo bebê ou de uma criança que entrou na casa.

Quem está aí???


Os cães sofrem quando apresentam esse quadro de ciúmes ou posse. Assim sendo, podem desencadear doenças pela baixa de imunidade. É de extrema importância que consigamos demonstrar ao nosso “filho de quatro patas” que ele não é o único que merece atenção e carinho. Mas ele saber que ainda tem carinho e atenção dos pais, faz grande diferença para que seja atingido um quadro de boa convivência entre todos. 

Uma associação positiva com o novo membro da casa é um passo fundamental para controlar esse sentimento. Assim sendo, pode-se utilizar petiscos, brincadeiras, carinho e atenção para que o animalzinho perceba que continua sendo amado pela família. Respeitemos as limitações de cada um e, façamos uma introdução lenta e sempre assistida, afim de que não haja mordidinhas e arranhões.



Permitam os cães e gatos sentirem o cheiro do novo habitante, assim como sentir o toque de leve. Conversar olhando nos olhos, é outra boa e útil forma de socializar a nova família. Eles são capazes de compreender gestos, olhares e diferentes feições. Aprendem e ligam algumas palavras a objetos ou comandos. Isso comprova que, família pode ser feliz e completa com animais.




Deixem comentários aqui no Portal ou em nossas redes sociais. 

Facebook: Portal Pêtipôlá
Instagram: @pe.ti.po.la 

Todas as fotos utilizadas encontram-se na pasta "Meu bichinho de estimação", no nosso perfil, no Pinterest:


Beijos e até a próxima.
Katheryne.




Nenhum comentário:

Postar um comentário