quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Movimento: um ótimo presente para o dia das crianças




Outubro chegou, e com ele a expectativa de muitos pequerruchos sobre o que vão ganhar esse mês, afinal, outubro é o mês da criança. Mais especificamente 12 de outubro, dia da criança. Dia de brincar, de se divertir, enfim de juntar os brinquedinhos dos colegas e viver mil e uma aventuras.

Mas, nos últimos anos estamos vendo o avanço de uma maxi-valorização de brinquedos eletrônicos, e estes cada vez mais sofisticados, estão se tornando um convite ao sedentarismo e a um estilo de vida nada saudável.

Videogames de altíssima resolução, smartphones superdescolados, computadores cada vez menores e mais velozes, ampliam a experiência virtual da criançada, além do surgimento de alguns brinquedos que substituem o esforço físico da criança: o quadro torna-se cada vez mais complicado.

Houve uma época onde era comum nós fazermos nossos próprios brinquedos, fazer concursos e até competições com eles. Meu pai sempre me falava que ele que fazia o pião dele, e um dia, eu vi numa marcenaria um cara fazendo um pião, achei tão difícil, e fiquei pensando em como meu pai fazia aquilo quando era criança.

Eu também, quando criança cheguei a fazer alguns brinquedos: pezinhos de latas, carrinho de garrafa de água sanitária, um patinete de madeira com rolimãs, enfim, a infância era muito interessante naqueles longínquos anos 80.

E com o avanço da tecnologia e a facilidades de acesso à alguns bens de consumo, as crianças de hoje estão tendo cada vez mais sua criatividade e seus movimentos prejudicados.

E de que maneira os brinquedos eletrônicos podem vir a prejudicar nossos pequenos?

Esse tipo de brinquedo é mundialmente conhecido, geralmente propiciam um grande uso do raciocínio lógico e interatividade virtual, alguns até bem educativos, mas o grande problema é que tudo já está pronto e não exigem muita coisa da imaginação das crianças. Esse mundo novo causa muito interesse, e desperta a vontade por descobertas. Porém, todo esse excesso pode acarretar problemas como obesidade infantil, sedentarismo, noites mal dormidas, dores de cabeça e dependência. Atualmente, o sedentarismo mata mais que o tabagismo.

O simples fato de uma criança correr, pedalar, pular, já traz uma série de benefícios positivos para a sua saúde. Então pensando nisso, no artigo desse mês pensei em colocar aqui algumas sugestões de brinquedos, como dicas de presentes, e que ajudam a preservar a criatividade e a atividade física de nossos pequenos talentos, e algumas dicas de como estimular nossos pequenos a sempre terem momentos de atividade física.

Vamos lá.

Minha primeira sugestão pode parecer um clichê, mas uma bola é uma opção supersimples e divertida. Supereclética, serve para qualquer atividade, sozinho ou em grupo, é possível se divertir com nossa amiga redonda.


Minha segunda dica é nossa amiga bicicleta: ainda é uma ótima opção de lazer e ótima opção para  manter nossos pequenos mais ativos. E segundo alguns sites, para crianças menores, as melhores opções seriam as que não têm as rodinhas nem pedais, por exigirem mais equilibrio e darem melhores condições das crianças melhorarem sua coordenação motora.


Outra opção bastante legal são os patinetes: de várias cores e modelos são um excelente modo de aumentar a atividade das crianças. E seus beneficios são tantos quanto à diversão proporcionada.


Enfim, seja qual for a sua escolha, lembre-se sempre da segurança de seus pequenos: capacetes, cotoveleiras, joelheiras e luvas sempre são uma boa pedida. Não citei aqui algumas opções como patins e skates, porque estes exigem um grau mais apurado de domínio motor, e os brinquedos aqui sugeridos são base para os demais que possam vir a serem usados futuramente, de acordo com desenvolvimento e faixa etária.

Algumas sugestões para tornar o dia a dia dos nossos pequenos talentos, mais saudável.

- Selecione tempos menores para uso de tecnologia e amplie o tempo de brincadeiras no mundo real;

- Tente vivenciar alguma brincadeira de sua infância com elas (é muito divertido);

- Quando não der para fugir muito da tecnologia, opte por jogos interativos. Existem no mercado algumas opções de jogos onde é possível jogar usando os movimentos corporais, o que já é um bom convite a sair do sedentarismo;

- Estimule as crianças a pedalarem: na maioria das cidades do Brasil existem praças e parques onde é possível desfrutar de ar puro e lazer;

- Aproveite as atividades oferecidas nas cidades, a exemplo de Maceió (minha cidade), temos a Rua Fechada (RF) aos domingos na praia de Ponta Verde e a Praça do Centenário, com atividades para todas as idades.

E acima de tudo, é importante que os pais encontrem o equilíbrio em tudo. É fundamental que haja tempo especificado e combinado para cada atividade. Espero que desfrutem de momentos ímpares com suas crianças, e que seus laços afetivos sejam cada vez mais estreitos, gerando famílias e filhos mais equilibrados e felizes.

Deixem comentários aqui no Portal ou em nossas redes sociais. 

Facebook: Portal Pêtipôlá
Instagram: @pe.ti.po.la 

Todas as fotos utilizadas encontram-se na pasta Joga pra mim, no nosso perfil, no Pinterest:





Veja também:



Abraços. Marcelo Silveira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário